Crowdsourcing

Crowdsourcing é uma oportunidade de acessar a sabedoria coletiva e obter ideias inovadoras. Para os indivíduos participantes, é uma possibilidade de participar da tomada de decisões e de obter os benefícios resultantes dessa produção de conhecimento.

Afinal, a era do conhecimento permite que cada um tenha uma voz de fato, e cada vez mais o público quer se envolver diretamente na criação de produtos e serviços. Nesse sentido, colaborar ativamente com o desenvolvimento de soluções para empresas é como prestar um serviço a si mesmo, garantindo que suas necessidades sejam atendidas pelo mercado.

Do outro lado, as empresas inteligentes já aprenderam a lição: fornecem o produto que seus clientes querem, e não o que você acha que eles precisam. Da mesma forma, as organizações mais antenadas estão descobrindo, pouco a pouco, que muitas das respostas que elas estão buscando já se encontram dentro de casa, na voz antes inaudível dos funcionários.

Assim, chegamos à definição mais próxima de crowdsourcing: um modelo de captação e interpretação da sabedoria coletiva para a criação de uma solução inalcançável por um indivíduo isoladamente.

Conheça a história do crowdsourcing

img

Curtiu?

Quer saber mais sobre porque o “nós" é muito mais poderoso do que qualquer “eu"? 

Tipos

Destacamos seis tipos de abordagem para aplicar o crowdsourcing, de acordo com as necessidades da empresa:
img

Crowd collaboration

Os membros de uma organização colaboram na busca por soluções em diferentes âmbitos, como na plataforma Waggl 

Crowd
competition

Os membros do grupo competem entre si para criar a melhor solução e receber uma recompensa, como no site InnoCentive  

Crowdfunding

Pessoas viabilizam projetos em que acreditam por meio do financiamento coletivo de plataformas como Kickstarter e Catarse.  

Crowd
curation

Usuários realizam a curadoria coletiva de artigos, obras, conteúdos e recursos, como na Wikipédia e no próprio Linux  

Crowd
processing

Os usuários participam de modo passivo do processamento coletivo, como no caso das caixas de diálogo reCAPTCHA  

Crowd
labour

Os usuários realizam microtarefas que podem exigir qualificação ou não, como na consultoria Wikistrat e plataforma de tradução Lionbridge. 

Experimente na prática o poder do crowdsourcing.